O canto da Paixão resulta da tradição litúrgica que introduz no cantochão as Turbas (palavras do Povo) a quatro vozes. Na presente obra, diz-nos José Augusto Alegria, a novidade «consistiu em embrechar no esquema tradicional proposto pelos Passionários o canto dos Ditos de Cristo […] cantados pelos três personagens a quem se distribuía o papel de Cronista, de Cristo e de Sinagoga». Dos 23 Ditos do Evangelho de São Mateus, Francisco Martins selecciona 10 que arranja a três vozes. Neste concerto o Grupo Vocal Arsis utiliza a edição das Turbas e dos Ditos transcritos pelo Cónego José Augusto Alegria a partir dos manuscritos existentes na Biblioteca de Elvas e publicados pela Fundação Calouste Gulbenkian.
quinta-feira, 7 de abril de 2011
Paixão Segundo São Mateus, de Francisco Martins
O canto da Paixão resulta da tradição litúrgica que introduz no cantochão as Turbas (palavras do Povo) a quatro vozes. Na presente obra, diz-nos José Augusto Alegria, a novidade «consistiu em embrechar no esquema tradicional proposto pelos Passionários o canto dos Ditos de Cristo […] cantados pelos três personagens a quem se distribuía o papel de Cronista, de Cristo e de Sinagoga». Dos 23 Ditos do Evangelho de São Mateus, Francisco Martins selecciona 10 que arranja a três vozes. Neste concerto o Grupo Vocal Arsis utiliza a edição das Turbas e dos Ditos transcritos pelo Cónego José Augusto Alegria a partir dos manuscritos existentes na Biblioteca de Elvas e publicados pela Fundação Calouste Gulbenkian.
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