terça-feira, 3 de junho de 2008

As Músicas Luso-Brasileiras no Final do Antigo Regime: Repertórios, Práticas e Representações

COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO

Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 7-9 de Junho de 2008

AS SESSÕES SÃO ABERTAS AO PÚBLICO.
As actas dos trabalhos serão futuramente publicadas em livro pela Fundação Gulbenkian.

Pretende-se com este encontro dar continuidade a uma iniciativa semelhante promovida pela Fundação em 2000, da qual resultou a publicação do livro A Música no Brasil Colonial (Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001), considerado desde então como um importante instrumento de consulta e referência para todos os interessados nesta temática. As comemorações dos duzentos anos da chegada da Família Real portuguesa ao Rio de Janeiro em 1808, com todo impacte extremamente significativo que este evento veio a ter na evolução das práticas culturais e artísticas luso-brasileiras de ambos os lados do Atlântico, servem aqui de ponto de partida para três dias de debate em que se procurará apresentar os resultados da pesquisa recente, discutir novas perspectivas teóricas e metodológicas e avançar no sentido de mecanismos mais eficazes de comunicação e de intercâmbio científico entre os investigadores brasileiros e portugueses que se dedicam ao estudo de um período fundamental da História da Música de ambos os países.

Organização: Serviço de Música da Fundação Calouste Gulbenkian
Colaboração: Instituto de Etnomusicologia – Centro de Música e Dança (INET-MD)
Comissão Científica: Elizabeth Lucas (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Rui Vieira Nery (Universidade de Évora / INET-MD)
Produção: Mariana Portas (Serviço de Música da Fundação Calouste Gulbenkian)

PROGRAMA CIENTÍFICO

SÁBADO, 7 de Junho

SESSÃO I – Património (Moderador: Gerhard Doderer)

André Guerra COTTA [Universidade Federal de Minas Gerais]
Acervos musicais brasileiros no século XXI e práticas musicais na América Portuguesa: uma visão panorâmica e dois casos pontuais.

João Pedro d’ALVARENGA [Universidade de Évora]
O património histórico-musical português no final do Antigo Regime: principais fundos e problemas mais relevantes de preservação, inventariação e estudo.

Luciane BEDUSCHI [Universidade de Paris IV – Sorbonne /
Centre de Recherches Patrimoine et Langage Musicaux]
Transcrição normalizada do catálogo manuscrito de Sigismund Neukomm.

SESSÃO II – Personalidades (Moderador: Rui Vieira Nery)

Mariana PORTAS [Serviço de Música da Fundação Calouste Gulbenkian]
A Escola de Canto d’Órgão (1759) do Padre Caetano de Melo Jesus: um aparato bibliográfico singular no contexto da tratadística musical luso-brasileira.

Marcelo Campos HAZAN [Columbia University - Investigador]
Raça, nação e José Maurício Nunes Garcia.

Alberto PACHECO [Universidade Nova de Lisboa]
A escrita vocal solista do Padre José Maurício sob a influência da Corte portuguesa

António Jorge MARQUES [Universidade Nova de Lisboa / Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical- CESEM]
A obra religiosa de Marcos Portugal: abordagens metodológicas ao catálogo temático e outros subsídios.

DOMINGO, 8 de Junho

SESSÃO III – Contextos e Representações (Moderadora: Salwa Castelo Branco)

Maria Elizabeth LUCAS [Universidade Federal do Rio Grande do Sul]
Ver, ouvir e delatar: um estudo etnomusicológico do confronto das alteridades musicais europeias e africanas no espaço atlântico (séculos XVII-XVIII).

Rui Vieira NERY [Universidade de Évora / INET-MD]
“E lhe chamam uma nova corte”: a música no projecto de administração colonial iluminista do Morgado de Mateus em São Paulo (1765-1774).

Diósnio Machado NETO [Universidade de São Paulo]
Música e Administração Pública no Brasil colonial no fim do Antigo Regime.

Ricardo BERNARDES [The University of Texas at Austin]
Questões de identidade nacional, raça e ideal romântico na definição do passado musical luso-brasileiro.

SESSÃO IV – Músicas Sacras (Moderador: Paulo Castagna)

Cristina FERNANDES [Universidade de Évora / INET-MD]
A Patriarcal e as Capelas Reais da Corte portuguesa entre 1750 e 1807: rede institucional, organização interna e perfil musical.

Vanda de SÁ [Universidade de Évora]
A música instrumental no contexto da liturgia musical portuguesa do final do Antigo Regime.

Elisa LESSA [Universidade do Minho / Instituto de Estudos da Criança]
Instrução e prática musical em Belém do Pará: o contributo do Bispo D. Fr. Caetano Brandão nos anos de 1783 a 1789.

Sérgio DIAS [Faculdade de Música do Espírito Santo]
A música brasileira da viragem do século XVIII para o XIX observada através dos filtros português e italiano: uma abordagem comparativa a partir de referenciais técnicos e estilísticos.

Luiz Alves da SILVA [Ensemble Turicum – Co-Director Artístico]
Reflexões sobre a prática musical na Capela Real e Imperial do Rio de Janeiro inspiradas na pintura “Estudo para a sagração de D. Pedro I” de Jean Baptiste Debret.

SEGUNDA-FEIRA, 9 de Junho

SESSÃO V – Ópera e Teatro Musical I (Moderador: Manuel Carlos de Brito)

Rogério BUDASZ [Universidade Federal do Paraná / Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro]
De libretos e cordéis: adaptações e encenações de obras de Metastasio nas Casas de Ópera brasileiras.

Márcio PÁSCOA [Universidade do Estado do Amazonas / Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas]
As índias galantes: Ópera na Amazónia do século XVIII.

David CRANMER [Universidade Nova de Lisboa / Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical- CESEM]
Ópera e música teatral no Rio de Janeiro no reinado de D. Maria I: uma fonte mal conhecida.

Pablo SOTUYO BLANCO [Universidade Federal da Bahia]
Damião Barbosa de Araújo e o mercado carioca de Ópera de 1808 a 1828.

SESSÃO VI – Ópera e Teatro Musical II (Moderador: Manuel Carlos de Brito)

Lucas ROBATTO [Universidade Federal da Bahia]
A criação do Teatro de São João desta cidade da Bahia em 1806: política cultural ?

Luísa CYMBRON [Universidade Nova de Lisboa / Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical- CESEM]
Inventar a Ópera nacional portuguesa a partir do Brasil: Beatriz de Portugal de Francisco de Sá Noronha (1859).

SESSÃO VII – Instrumentos Musicais (Moderador: Maria Elizabeth Lucas)

Manuel MORAIS [Universidade de Évora (jubilado) / Centro de História da Arte]
A viola de arame no contexto luso-brasileiro

Paulo CASTAGNA [Universidade Estadual Paulista]
Domingos Ferreira: um violeiro português em Vila Rica.

Debate final sobre o Colóquio
(Moderadores: Maria Elizabeth Lucas e Rui Vieira Nery)

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