segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Hofmeister XIX

This post in english.

Recebido de Nicholas Cook, através da lista de discussão do IAML:

«Durante os últimos três anos o Projecto XIX, com sede em Royal Holloway, University of London com fundos da Arts and Humanities Research Council, foi criada a base de dados web Hofmeister Monatsberichte para o período de 1829-1900.
A Monatsberichte (catálogos mensais publicados por Friedrich Hofmeister, Leipzig) são a fonte de informação mais pormenorizada sobre publicações musicais do Séc. XIX, com particular ênfase nos países de língua alemã. Proporcionam informação acerac de quando uma dada composição foi publicada, onde, por quem e a que preço; usando Hofmeister XIX é possível localizar qualquer edição pesquisando por compositor, título, editor comercial, local de publicação ou data e recolher informação sobre a actividade dos editores. Os registos Hofmeister XIX estão ligados aos facsimiles da Monatsberichte, no site da Austrian National Library. Hofmeister XIX está disponível em versão beta, o que significa que está em curso um processo de correcção e optimização.
De uma maneira geral, o interface de pesquisa deve funcionar bem mas a navegação e índices podem ser lentos. Esperamos rectificar isto na versão 1.0, agendada para o Outono de 2007.
Entretanto, podem ajudar-nos usando o sistema e fazendo comentários ou correcções através do formulário online.
Será especialmente útil se o puderem fazer até 20 de Agosto de 2007, período para o qual estão calendarizadas as correcções.
Hofmeister XIX está ´disponível em livre acesso em http://www.hofmeister.rhul.ac.uk
(Nicholas Cook, FBAProfessorial Research Fellow in MusicRoyal Holloway, University of LondonDirector, AHRC Research Centre for the History and Analysis of RecordedMusic)

5 comentários:

isa disse...

ola maria clara! que bom conhecer seu blog! sou musicologa, fiz meu doutorado em madrid, e trabalho como diretora do conservatorio de musica e coordenadora do centro de documentação musical da universidade federal de pelotas, no rio grande do sul, brasil. trabalho tambem com "musica de papel", como dizes, e gostaria muito de participar do teu forum de discussões. ficarei feliz se puderes me adicionar e pudermos nos comunicar. um abraço, isabel nogueira.

MCA disse...

Isa
Muito obrigada pela tua visita ao Paper Music. Criei aquele blogue por duas razões: porque não conheço nenhum outro em língua portuguesa que abarque, de forma abrangente, a temática das bibliotecas e arquivos de música, e a documentação musical; e porque me ajuda organizar as minhas ideias, a informação que vou recolhendo aqui e ali, os links que me ineteressam, etc.
Além do blogue criei uma rede (em inglês) com o mesmo nome e que se destina a reunir bibliotecários e arquivistas de música bem como todas as pessoas que trabalham com património musical em museus, centros de investigação, etc.
Vou enviar-te um convite para poderes entrar no Paper Music (rede).
Volta sempre.

isa disse...

oi maria clara! obrigada por teu comentario! ja estive visitando a pagina da rede, meu amigo andre guerra cotta esta participando.nos conhecemos no congresso de musicologia da casa de las americas em cuba, em dezembro de 2005. meu e-mail é isanog@terra.com.br achei muito interessante tua ideia do blogue, quero muito trocar ideias sobre centros de documentação. estou organizando o acervo da escola, com fotografias de concertistas, de alunos, programas, livros de assinaturas e outros documentos. posso te mandar o livro que fizemos sobre o acervo. uma coisa: meu filho gabriel, que completa um ano em 04 de setembro, se chamaria maria clara se fosse menina! um beijo para ti!

isa disse...

outra coincidencia que esqueci: tenho um projeto de pesquisa para recopilação de criticas e noticias de jornal, para posterior analise de repertorio, linguagem e relaçoes de recepção, que se chama: musica de papel!

MCA disse...

Curiosas coincidências!
Este nome, «paper music» surgiu-me de repente, escolhi-o mais por soar bem do que pelo sentido. Lembro-me de um músico de que gosto muito, Bobby McFerrin, ter um disco com esse nome. Depois, ao pesquisar no google, descobri que o termo designa qualquer coisa ligada à música contemporânea. Mas eu escolhi o termo pelo lado poético.