sexta-feira, 1 de junho de 2007

Bibliographical aspects of italian printed music of the sixteenth and seventeenth centuries

Recebido de Alfredo Vitolo (Museo internazionale e biblioteca della musica di Bologna) via lista de discussão do IAML Itália (tradução minha):

«Recentemente apareceu um artigo de Stanley Boorman que trata o tema da descrição física dos impressos musicais dos séculos XVI e XVII, carreando, breve mas puntualmente comentada, os prolemas relativos aos sistemas de assinatura e paginação. [...]
«O artigo parece suprir uma lacuna do Guida [SBN de Itália] a saír brevemente [...].
As soluções propostas por Boorman sublinham as fragilidades do modelo descritivo de Bowers, sobre o qual o Guida SBN antigo se baseia, evidenciando que tal modelo não é tão eficaz como para o livro não musical antigo.
«Aponto apenas dois exemplos que me parecem mais importantes:
«1) A referência individual a um ponto específico no interior de uma edição mediante a referência à assinatura é comprometida pelo uso, não raro na edição musical da época, da mesma letra para vários cadernos da mesma edição.
«2) O sistema de paginação não é o único sistema usado pelos tipógrafos para numerar as páginas, mas pode-se encontrar uma numeração das peças musicais ou um sistema aletrnado entre os dois o qual pode causar dificuldades mesmo a um catalogador de livro antigo experiente, que poderia interpretar facilmente algumas repetições de páginas como erros.»

A obra referida é:

BOORMAN, Stanley - Bibliographical aspects of italian printed music of the sixteenth and seventeenth centuries, Studies in Bibliography, LVI (2003-2004), pp. 195-242. Brevemente disponível em linha no sítio da Bibliographical Society of the University of Virginia.

3 comentários:

Biblioteca Escolar disse...

Tenho-te que te elogiar de novo...

De facto este blogue veio ocupar um espaço que faltava em Portugal, neste tipo de área, de temática...

Vou anuncia-lo às pessoas que conheço e aos que apreciam este tipo de temáticas...

José Pedro Silva

Dr.B disse...

Sorry, I don't read Portuguese. You commented my blog and I wanted to say Hi. Yes, I would like to discuss the death of Europe.

Anónimo disse...

Obrigado por Blog intiresny