quinta-feira, 21 de abril de 2011

BNP adquire conjunto de passionários quinhentistas

«Foi adquirido pela Biblioteca Nacional de Portugal, no leilão do Palácio do Correio Velho que ocorreu entre 11 e 13 de Abril de 2011, um conjunto de 3 passionários quinhentistas, que pertenceram à biblioteca do coleccionador António Capucho.

«Destinados ao ofício da Paixão, nomeadamente para o Domingo de Ramos (Dominica in Ramus Palmarum Passio Secundum Mattheum), Terça-feira (Feria Tertia Passio Secundum Marcum) e Sexta-feira (Feria Sexta in Parasceve Secundum Joannem), os 3 livros estiveram em uso num Convento de Nossa Senhora em Braga, provavelmente no Convento de Nossa Senhora do Pópulo, como se pode verificar na nota de posse no livro para o ofício de terça-feira: “Pertinet ad Conventum Donae Nostrae de [Populo] Bracara Augustae”, em que aparece rasurada a palavra “Populo”. O conjunto deveria ter primitivamente incluído um quarto volume correspondente à Quarta-Feira Santa.

«Todos executados pela mesma mão, em pergaminho com corte dourado e com uma capitular iluminada em cada passionário, têm as dimensões aproximadas de 440x330 mm, com notação musical quadrada sobre pentagrama a vermelho e 6 pentagramas por fólio. As encadernações são inteiras em couro sobre pastas de madeira com filete marginal e título no centro a ouro.

«A beleza das capitulares iluminadas sugere hipoteticamente a autoria de António de Holanda (1480?-1556), importante miniaturista activo em Portugal na primeira metade do século XVI, e que foi um dos autores das iluminuras do Livro de Horas de D. Manuel, da Genealogia dos Reis de Portugal e da Genealogia dos Condes da Feira.

«O musicólogo Manuel Pedro Ferreira refere que, para além do elevado valor artístico, este conjunto é “proveniente de uma igreja da qual não possuíamos nenhum códice identificado, havendo também potencial interesse musical, uma vez que os tons da Paixão têm uma tradição portuguesa particular, e não abundam os seus testemunhos, mesmo tardios”, enriquecendo assim a valiosa colecção de livros de coro da Área de Música da BNP.»

(Fonte: BNP)

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Paixão Segundo São Mateus, de Francisco Martins


O canto da Paixão resulta da tradição litúrgica que introduz no cantochão as Turbas (palavras do Povo) a quatro vozes. Na presente obra, diz-nos José Augusto Alegria, a novidade «consistiu em embrechar no esquema tradicional proposto pelos Passionários o canto dos Ditos de Cristo […] cantados pelos três personagens a quem se distribuía o papel de Cronista, de Cristo e de Sinagoga». Dos 23 Ditos do Evangelho de São Mateus, Francisco Martins selecciona 10 que arranja a três vozes. Neste concerto o Grupo Vocal Arsis utiliza a edição das Turbas e dos Ditos transcritos pelo Cónego José Augusto Alegria a partir dos manuscritos existentes na Biblioteca de Elvas e publicados pela Fundação Calouste Gulbenkian.