quinta-feira, 31 de maio de 2007

Annual Conference on Book Trade History

Music and the Book Trade from the Sixteenth to the Nineteenth Century

1 e 2 de Dezembro de 2007, no Foundling Museum, Londres.

A Conferência Anual sobre História do Comércio do Livro versa, este ano, a impressão, publicação e comércio de música entre os séculos 16 e 18, reunindo a mais recente investigação de historiadores do livro e de musicólogos.

Oradores:
Donald Burrows (Open University): John Walsh and his Handel Editions.
Iain Fenlon (King’s College, Cambridge): The Music Trade in Renaissance Iberia
Anna Jones (Wolfson College, Cambridge): "A Curious Collection of Musick Books ... Also all sorts of Ruled Paper and Books." The music book trade in mid-seventeenth century England: an overview.

Richard Luckett (Magdalene College, Cambridge): The Playfords and the Purcells
Rupert Ridgewell (British Library): Music in the Artaria Ledgers, 1784-1827
Stephen Roe (Sotheby’s): The Sale Catalogue of C.F.Abel, 1780
Jeremy Smith (Colorado, U.S.A.): Turning a New Leaf: The East Music-Publishing Firm and the Jacobean Succession

A Annual Book Trade History Conference é organizada por Michael Harris, Giles Mandelbrote e Robin Myers, em associação com a Antiquarian Booksellers’ Association.

quarta-feira, 30 de maio de 2007

Working Group on ISBD and Music

O Grupo de Trabalho sobre ISBD e Música tem encontro marcado para Sydney, Terça-Feira, 3 de Julho.
O grupo não planeia publicar uma ISBD(PM) revista ou qualquer outra ISBD especializada. Quanto à ISBD Consolidada (1ª versão, de Outubro de 2006), está prestes a ser publicada em linha e todas as futuras alterações nas áreas especializadas serão preparadas durante o período de dois anos até à primeira versão revista da ISBD Consolidada.
Voltarei ao assunto, logo que tenha mais notícias.

Paper Music (editorial)


Neste blogue passarei a reunir toda a informação que tenho dispersa sobre bibliotecas de música, arquivos de música, espólios musicais, biblioteconomia e arquivologia musical e património musical. É um blogue estritamente profissional e técnico e está aberto a novos colaboradores.
Chamei-lhe Paper Music (como à rede que também criei no ning) ou Música de Papel, porque procuro mais do que falar de papéis de música. Há o papel de música, o papel onde se escreve música e com o qual se faz música. Mas a música não existe no papel. A música está no ar, no espaço e no tempo. Quando mexemos, quando organizamos, quando tratamos papeis de música estamos a fazer música... de papel.